Posted by
Convergência

UMA BREVE PESQUISA DESMONTA AS FALSAS INFORMAÇÕES QUE O TSE NOTICIA PARA A IMPRENSA EM SEU SITE.

Uma pesquisa feita pela publicitária Mônica Martins, diretamente no site do IDEA – International Institute For Democracy and Assistance, revelou-se que todos os 32 países que utilizam algum aparato eletrônico nos sistema de votação, possuem o voto impresso ou alguma forma de contraprova física. A lista dos países está especificamente aqui. No site do TSE, cerca de 30 países são citados como utilizadores de urnas semelhantes às utilizadas no Brasil (veja aqui) usando informações deformadas da fonte que ora apresentamos.

Segue o restante do texto, esmiuçado pela publicitária Mônica Martins:

O mesmo IDEA, de quem o TSE tornou membro o Brasil recentemente, faz fortes recomendações acerca do voto eletrônico: “é necessário conferir confiança à população e aos políticos, através de certificações e auditorias independentes, inclusive DURANTE o processo de votação, para aferição dos resultados com transparência”.

https://www.idea.int/publications/catalogue/introducing-electronic-voting-essential-considerations

O IDEA parece não fazer a menor ideia das desconfianças da população e de todo o sistema parlamentar, quanto a falta de transparência da votação puramente digital do TSE, e que este, descumpre leis aprovadas pelo parlamento.

Para justificar o engodo e empecilhos ao cumprimento da LEI do Voto Impresso, o TSE mente em seu próprio site, apostando na ignorância de quem lê. Falseia e mistura transmissão eletrônica, scan da cédula de papel, ou voto pela internet, sugerindo que todos utilizam urnas eletrônicas e “32 países dispensam o voto impresso”.

O Brasil é o ÚNICO país do mundo, cujo administrativo eleitoral, fere o princípio da publicidade, transparência, contagem pública e recontagem de um pleito. A maioria dos países (na lista do TSE atribuída ao IDEA), faz inclusive recontagem automática dos votos e permite auditorias independentes – algo inimaginável no Brasil.

UMA BREVE PESQUISA DESMONTA AS FALSAS INFORMAÇÕES QUE O TSE NOTICIA PARA A IMPRENSA EM SEU SITE. Como votam os países citados:

SUÍÇA: Não tem “urnas eletrônicas”. É opcional o papel, correio ou e-voto (internet). https://bit.ly/2KCFaTf | https://bit.ly/2LfPRw2 | https://bit.ly/2IOtfo5

AUSTRÁLIA: Não tem “urnas eletrônicas”. É votação no papel, com alguma logística tecnológica que dá agilidade à apuração. https://bit.ly/2kd0VNX

COREIA DO SUL: Não tem “urna eletrônica”. É no papel e usam scanners ópticos para contagem. https://en.wikipedia.org/wiki/Elections_in_South_Korea

CANADÁ: em 2018 no Canadá (apenas em Ontário), acabou de ser implantada a leitura óptica do voto em cédula de papel, cujos resultados saíram em menos de 1 hora –

https://bit.ly/2lbuO1Hhttps://bit.ly/2IwU3Wh | https://bit.ly/2KPsLvW

 JAPÃO: só no papel e contagem manual. Voto eletrônico está em discussão com resistências.

https://bit.ly/2IUtWfm | https://bit.ly/2IU7D9N

ESTADOS UNIDOS: maioria papel. Após as fraudes da Diebold (fabricante das urnas brasileiras há anos), poucos estados ainda usam urnas eletrônicas, que escaneiam a cédula na máquina ou imprimem o voto. Tendência do sistema digital ser reduzido, após os últimos testes de invasão, em urnas muito superiores às do Brasil.

https://bit.ly/19hJR0Z | https://bit.ly/2qSYeEz

MÉXICO: usou urnas eletrônicas com VOTO IMPRESSO. Entretanto, em 2018 foram vetadas. https://bit.ly/2ISoNEE | https://bit.ly/2sbRL7d

PERU: usa parcialmente urnas eletrônicas com VOTO IMPRESSO, mas devido as suspeitas de fraudes, estão em vias de REVOGÁ-LAS.

https://bit.ly/2LcfCxa | https://bit.ly/2KyPHhW

PARAGUAI: usou esporadicamente em algumas cidades as urnas brasileiras, emprestadas pelo TSE, mas devido as suspeitas de fraudes e ausência do voto impresso, em 2013 retornaram ao papel por ordem do Supremo:
https://bit.ly/2k75auJ

INDIA: usou o modelo do TSE, abundância de fraudes, onde conseguiram invadir as urnas até com celular.  Em 2013 a Suprema Corte obrigou a impressão do voto. Recentemente, outras fraudes foram resolvidas com a recontagem física.
https://glo.bo/2kaV77Y https://bit.ly/2rX9GiV |https://bit.ly/2sIvqPL