ENTIDADES QUEREM QUE SECRETÁRIO EXECUTIVO DO CONSÓRCIO NORDESTE ESCLAREÇA ESCANDALOS DOS RESPIRADORES
O texto do expediente é autoexplicativo Espera-se que seja votado amanhã.
Aos internautas, requer-se que reforcem isso nas redes do Senador e do Senado.
………………………………………………………………………………
Brasil, 14 de junho de 2O21
Exmo. Sr.
SENADOR OMAR AZIS
DD. Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito
CPI da Pandemia
Brasília – DF
SOLICITAÇÃO DE CONVOCAÇÃO
Excia
Por meio do Convergências, dezenas de movimentos de rua e das redes sociais, solicitamos de Vossa Excelência a convocação do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, para prestar depoimento na CPI da Covid do Senado Federal, cujos requerimentos já foi apresentado e aguarda deliberação.
É fundamental que a CPI atenda os anseios da população na investigação dos recursos federais destinados a Estados e Municípios, para o combate da pandemia do novo coronavírus.
O Consórcio Nordeste fez, no ano passado, uma compra de ventiladores clínicos que é contestada por autoridades policiais. O contrato foi orçado em R$ 48 milhões e previa a entrega de 300 ventiladores – que nunca foram efetivamente repassados à rede pública. A Polícia Civil da Bahia deflagrou a Operação Ragnarok, que levou à prisão dos donos da empresa Hempcare, que vendeu e não entregou os produtos.
No requerimento em que pede a presença do Sr. Carlos Gabas, o senador Eduardo Girão (PODEMOS/CE) diz que o episódio mostra “flagrante falta de transparência exigida na execução da despesa pública”, e por isso o comparecimento do secretário-executivo seria positivo para os trabalhos da comissão. Já em sua solicitação, Marcos Rogério lembra que reportagem da revista Veja relaciona a compra dos respiradores com um esquema de corrupção que envolveria a prefeitura de Araraquara (SP), que é administrada por Edinho Silva (PT).
Em entrevista à Revista Fórum, Gabas alega que o Consórcio foi vítima da Hempcare e que eles se preocuparam em denunciar o caso às autoridades policiais, quando perceberam que a empresa seria incapaz de cumprir o contrato.
O Consórcio Nordeste foi lançado em março de 2019, pelos nove governadores dos estados que compõem a região.
Em vista da relevância desse depoimento, para os devidos esclarecimentos, solicitamos que Vossa Excelência coloque para deliberação do plenário da CPI, os referidos requerimentos de convocação do Sr. Carlos Gaba.
Certos do cumprimento de nosso dever, agradecemos pela recepção e acolhida da presente, participam os signatários adiante
Cordialmente,
CONVERGÊNCIAS Movimento Legislação e Vida
Coalizão de Movimentos Civis Hermes Rodrigues Nery
Thomas Korontai Coordenador
Coordenação Nacional
UNAB UNIÃO DOS ADVOGADOS DO BRASIL
Dr Maurício dos Santos Pereira
Presidente