O PROF. HERMES RODRIGUES NERY, COTADO PARA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, E O JORNALISTA E ESCRITOR JORGE MARANHÃO LANÇAM IMPORTANTES OBRAS SOBRE A PRESERVAÇÃO DA VIDA E UMA INUSITADA VISÃO SOBRE O PASSADO BARROCO DO BRASIL.
LEGISLAÇÃO E VIDA
O livro com este título foi lançado em São José dos Campos/SP, com palestra do Prof. Hermes Nery e outros importantes personalidades, como pode ser visto no banner abaixo.
Interessados na obra podem contatar o Prof. Hermes pelo e-mail Hermes Rodrigues Nery hrneryprovida@uol.com.br
BARROQUISMO NO BRASIL
Jorge Maranhão é presidente do Instituto A Voz do Cidadão e participa ativamente das pautas propostas na Convergências, assinando e divulgando os respectivos documentos e ações. ele também lança seu novo livro
“A torção do olhar barroco expressa nas artes plásticas desde os idos do século XVI europeu, como as retorções em nossas artes barrocas e nas figuras retóricas de nossas letras são comoventes. Como deve ser também a compaixão pelas contorções da dor psíquica e física pelo infortúnio da vicissitude humana, particularmente em nossas terras. Todavia, as distorções entre o ver e o crer, o pensar e o agir, entre o código moral e a conduta social, entre a lei e observância da lei na vida em sociedade, sobretudo no cumprimento dos deveres cívicos e políticos entre governantes e governados, me parece uma transposição cultural desastrosa do barroco para os campos da política, da justiça, da moral e dos costumes, e que chamo de nosso resiliente barroquismo. E, se bem entendida, se abre como uma oportunidade única e objetiva de mudança para um país minimamente civilizado e razoável. A oportunidade de destorcer o Brasil como nos desfazer de suas torções, retorções, contorções e distorções. Este bom entendimento de um novo imaginário social para o país, por parte de verdadeiras elites, da alta cultura, e, sobretudo dos produtores de conteúdo da mídia, pode ser uma oportunidade de ouro para a superação de nossa barroquista encruzilhada civilizatória. Prefácio de Mario Guerreiro.”
(Sinopse publicada pela editora, pela qual, o livro pode também ser adquirido)
Maranhão foi o primeiro palestrante do 9º Ciclo de Conferências da Academia Brasileira de Letras. Na palestra, vale notar que o que está acontecendo no Brasil não é apenas uma mudança de governo, mas uma mudança cultural desde que a cidadania foi às ruas. Assista aqui