MEDIDA PODE EVITAR A CONTAMINAÇÃO DE QUASE 150 MILHÕES DE ELEITORES
Produzida no âmbito da Coalizão Convergências, “a várias mãos”, uma emenda à PEC do adiamento das eleições que está em tramitação na Câmara dos Deputados, depois de ter sido aprovada no Senado, propõe a utilização de cédulas de papel em urnas de lona no processo eleitoral, seja em outubro ou em novembro próximos, para evitar a propagação do vírus chinês. Nesse sentido, o próprio TSE já avisou que vai cancelar o uso da identificação biométrica do eleitor em todas as 570 mil seções eleitorais.
A emenda já está nos sistema, apresentada pelo Deputado General Girão e espera-se que possa ser discutida e aprovada em plenário. Acredita-se que o motivo possa sensibilizar os parlamentares, já que se trata de uma questão sanitária que está sendo usada como motivo até para fechar cidades.
Segundo Thomas Korontai, Coordenador da Coalizão, “a atitude do TSE demonstra preocupação com a possibilidade de transmissão da doença, ao cancelar a biometria e, obviamente, a urna eletrônica se torna um vetor de altíssima transmissibilidade para mais de 140 milhões de brasileiros. O uso da cédula é bem mais seguro, ainda mais se o eleitor trouxer caneta. A contagem poderá ser feita na própria seção, após o encerramento do pleito, pelos próprios mesários, munidos de luvas e máscaras, com duas câmeras gravando o ato, diante de fiscais e eleitores.Considerando que a média de eleitores é de 250 por seção, a contagem poderá ser feita em meia hora, com emissão de boletim que pode ser escaneado e digitalizado para fins de transmissão e totalização. Fiscais de partidos e eleitores poderão ficar com cópias do respectivo “boletim da seção eleitoral” e até publicá-los nas redes e blogs, sites de notícias, etc., ampliando a transparência do processo eleitoral, uma vez que, os votos físicos podem ser recontados”.
REPASSAR ADIANTE AOS PARLAMENTARES – JÁ!
O número para apoiamento à emenda da PEC 18/2020, do Deputado General Girão, para votação em papel, de modo a evitar contaminação por coronavírus é CD201542141800
Passe para o maior número possível de parlamentares. O apoiamento é via Infoleg, pelo próprio parlamentar.
ISSO já era pra ser feito à décadas, desta forma acaba a safadeza das urnas eletrônicas ,..