Posted by
Convergência

GRANDES EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS E AGORA UM EX-PRESIDENTE PRESOS APONTAM PARA UM CAMINHO SEM VOLTA DO BRASIL: O QUE MOSTRA QUE A LEI DEVE ESTAR ACIMA DE TODOS.
Há muito o que se aperfeiçoar ainda na legislação penal brasileira e mais ainda, na demagogia ainda presente no sistema, que torna uns mais iguais do que outros. Quem tem recursos poderá até ir preso nesta nova fase que o Brasil atravessa, mas não por todo o tempo, conforme a Sociedade gostaria, para que a Justiça fosse feita. De qualquer forma, trata-se de uma fase nova, mais um degrau no processo excessivamente gradualista típico do Brasil em avançar naquilo que já é consagrado no mundo inteiro.
Lula e sua claque, cercados por uma legião de desempregados pagos para atuar, armaram um teatro nunca antes visto neste país dentro e no entorno do Sindicato doe Trabalhadores de São Bernardo do Campo/SP, o que poderá complicar sua vida em face da resistência à prisão, promoção de tumulto, ensejando eventuais medidas judiciais cabíveis, até mesmo de prisão preventiva, o que anularia as chances de ser solto, caso o instituto da prisão em 2º instância seja derrubado pelo STF na quarta feira. Afinal, Lula solto oferece perigo real à ordem pública.

Por outro lado, o Sindicato deve perder seu registro e autorização de funcionamento por violação de função e da proibição do exercício de abrigar um detento, um condenado pela Justiça, além do ato político, também vedado pela legislação. Espera-se que alguém tenha tomado a iniciativa de ingressar com a denúncia cabível ou, que o PT ou mesmo o MPF tomem as devidas providências.

SOBRE AS ADCs NO STF
Lula já está preso em Curitiba, mas “a luta continua” e seus advogados tentarão emplacar as ações diretas de constitucionalidade para derrubar a prisão de 2º instância, o que por si, é uma irresponsabilidade sem precedentes, pois poderá colocar todos os elementos presos, da Operação Lava Jato ou não, soltos para continuarem com recursos que só se encerram com a prescrição das penas. É como se fosse um “foro privilegiado” às avessas. Esperemos que os ministros tenham a responsabilidade de não permitir isso.

E OS OUTROS?
Sem dúvida, a Sociedade Brasileira espera agora, que todos os demais indiciados e réus sejam julgados e condenados por seus crimes, independente de partido e dos cargos que ocupam. A prisão de um operador de propinas do PSDB parece indicar disposição nessa vertente. Que assim seja. Afinal, a corrupção é sistêmica e certamente conexões entre toda essa gente com os já condenados e presos, ou liberados com tornozeleira eletrônica, serão descobertas. Sérgio Moro talvez não tenha oportunidade tão imediata quanto desejaria de parar e fazer seus cursos e planos para o futuro. O brasil acompanha e torce muito!

MOVIMENTOS CIVIS
Certamente a ação dos movimentos de rua e digitais fez a diferença, com suas publicações, análises críticas diárias, transformando-se em pressão constante contra as autoridades, informando o público que acompanha tais movimentos, criando-se, novamente um ambiente de união dos brasileiros em torno de uma única meta: Lula na cadeia. A coordenação do Convergências só tem a parabenizá-los e agradecer, em nome do Povo Brasileiro, por todo o empenho e trabalho incessante que resultou frutífero. É de se pensar que os movimentos, unidos em torno de uma pauta específica pode realmente influenciar os rumos do País, afetando as ações de parlamentares e membros do Executivo e do Judiciário, este que infelizmente se politizou demais praticando um neoconstitucionalismo estranho ás convicções brasileiras.
Espera-se agora construirmos uma nova e poderosa união, desta vez pela contagem pública dos votos. Afinal, sem eleições auditáveis, não haverá nenhuma forma de controle da Sociedade sobre a votação. A união realmente faz a força, e no Brasil isso ficou mais do que provado.