Posted by
Convergência

PRESIDENTE DA REPÚBLICA DECLARA, EM MIAMI, QUE ELEIÇÕES DE 2018 FORAM FRAUDADAS, QUE TEM PROVAS E QUE O PROCESSO ELEITORAL PRECISA SER TRANSPARENTE NO BRASIL

NOTA OFICIAL

CONGRATULAÇÕES AO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO

Esta Coalizão Convergências, com mais de 150 movimentos, instituições e ativistas civis parabeniza o Sr. Presidente da República Jair Bolsonaro, pela corajosa, oportuna, esperada e necessária declaração sobre a ocorrência provada de fraudes neste dia 09/03, reforçando a necessidade de se reimplantar a contagem pública dos votos respeitando o Princípio da Publicidade, Moralidade e Legalidade inscritos no art. 37 da Constituição Federal, seja pela impressão dos mesmos, seja pela readoção do sistema de cédulas de papel, como é de uso corrente em países mais avançados tecnologicamente como o Japão, Alemanha, Coréia do Sul, Israel, França e Estados Unidos, para citar alguns.

Eleições com voto secreto e escrutínio público, como manda a Constituição, e que o TSE – Tribunal Superior Eleitoral – insiste em desobedecer, é tema importante, urgentíssimo e imprescindível para a Nação, pois afeta diretamente a Democracia e o Estado de Direito. Não por outra razão que, graças aos esforços de membros da Coalizão Convergências, foi lançada no último dia 04/03/20 a Frente Mista Parlamentar pela Contagem Pública dos Votos, com mais de 200 parlamentares.

É inadmissível, em nome do Principio da Eficiência e da Moralidade também previstos no art. 37 da Constituição Federal, que o TSE insista em gastar mais de R$ 700 milhões na produção de novas urnas eletrônicas, acatando adicionalmente, a participação de empresas estrangeiras como a Smartmatic e a Diebold, ambas com problemas na Justiça dos Estados Unidos e de outros países, inclusive no Brasil (processo de nulidade contratual por fraude documental na Justiça Federal da 4º Região).

Nossos esforços ganham força com o comprometimento do Sr. Presidente da República na luta por eleições com resultados transparentes, resgatando a LEGALIDADE e CONFIANÇA do processo eleitoral, para que tenhamos desde já, nas próximas eleições, a contagem pública dos votos, sem o dispêndio de recursos que podem ser usados na Saúde, Educação e demais necessidades reais e emergenciais do Povo Brasileiro, utilizando urnas de lona nas 570 mil seções eleitorais que têm média de apenas 250 eleitores cada. Não há mais desculpa nem para filas, nem para a contagem pública a ser feita em cada uma das seções, com rapidez e segurança.

O Brasil precisa livrar-se das dúvidas e das discussões estéreis sobre algo que é, como o processo eleitoral, absolutamente ilegal e fere todos os melhores princípios republicanos!

Convergências
Coalizão de Movimentos Civis pelo Brasil
Thomas Korontai
Coordenador Nacional