Posted by
Convergência

Por Thomas Korontai
Impressionante como o brasileiro é facilmente manipulável e carimbável. Desculpem-me pela franqueza, mas é inacreditável que não se enxergue a ilegalidade da proposta de “auditoria” do voto impresso na proposta de emenda constitucional da Deputada Bia Kicis. O carimbo do “voto impresso” ficou estampado fortemente na testa, impedindo que se perceba até mesmo a contradição do texto da emenda, que impõe a expedição de cédulas de votação independentemente do meio de votação, desde que sejam adicionados automaticamente em urna indevassável. Meu Deus do céu, como é que isso passou na CCJ, justamente a Comissão de Constituição e Justiça, uma entidade interna da Câmara que analisa aspectos legais das propostas que lá transitam. O nível “paulofreriano” realmente domina a maioria que não consegue mais entender o que leem ou escrevem. E os que entendem, simplesmente não se importam com a legalidade do que se propõe, exceto se isso contrariar interesses próprios.

Resumindo essa ópera bufa, se aprovada a PEC 135 da forma como se encontra, (1) continuaremos com o processo eleitoral absolutamente ilegal, pois a contagem dos votos não será pública. Seguindo a contagem dos erros que a PEC traz:
2. Auditoria não é igual contagem pública dos votos.
3. O controle dos resultados continuará sob o TSE (eles estão bem felizes com este “encaminhamento”…);
4. Auditoria não é contagem pública. Auditoria poderá ser feita a qualquer tempo, mediante postulação de processo judicial junto ao TRE, podendo terminar no TSE, o que poderá levar meses ou anos, bem ao estilo do judiciário brasileiro;
5. Aplicação do processo de amostragem 5% ou 10% sobre os votos impressos, não importa, manterá o processo eleitoral ilegal, pois a democracia exige que TODOS OS VOTOS SEJAM CONTADOS NO DIA DA ELEIÇÃO.

Ou seja, estamos a caminho de perder mais dez ou vinte anos sob um modelo dominado pelo TSE e pelos oligarcas, porque a maioria absoluta dos brasileiros não se importa com o que diz a Constituição – e depois reclamam que o STF ou os outros dois Poderes não a cumprem.

Que quiser realmente saber as razões das minhas insurgências, que soam como insolências diante da onda muito bem manipulada pelo sistema, por favor, acesse a Nota Técnica enviada para todos os senadores e deputados, que provavelmente nem darão bola, sequer abrirão o conteúdo, pois eleição é o que menos importa para quem já está no poder.

Triste Brasil que teima em continuar na trilha do atraso e da ilegalidade, do jeitinho que passa por cima da própria Carta Magna e consegue prejudicar a si mesmo, achando que está avançando. Sim, o Brasil está, mas para o abismo, mas de forma imperceptível, mantendo-se “o debate democrático” enquanto os oligarcas apertam a corda no pescoço tupiniquim.

Quer realmente saber da verdade? Acesse: Emenda substitutiva proposta aos deputados c/ Nota Técnica: https://convergencias.org.br/pec-135-coalizao-convergencias-propoe-emenda-substitutiva/
Que Deus tenha piedade de nós…
Inscreva-se no Canal do TK: https://t.me/canal_TK